Projeto de arquitetura: 5 dicas para escritórios de sucesso!

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Seja um escritório pequeno ou um grande espaço corporativo, as empresas estão sempre buscando espaços melhores, mais confortáveis e funcionais. Nesse momento, é fundamental contar com um projeto de arquitetura corporativa.

O arquiteto corporativo deve se debruçar sobre o desafio de aliar duas grandes expectativas:

  • Funcionais: eficiente distribuição dos setores, espaços reservados, mobiliário funcional e ergonômico, disposição de objetos, circulação das pessoas, sistemas de iluminação e temperatura;
  • Emocionais: móveis e decoração que reflitam os valores e o estilo da empresa, o impacto visual que traduza mudança, o resultado estético que transmita modernidade e sucesso.

Como podemos ver, é um trabalho de grande complexidade, o profissional de arquitetura deve estar alinhado com os conceitos mais modernos de ambientes corporativos e pensamento estratégico voltado para a eficiência dos espaços de trabalho.

Por outro lado, existem algumas premissas importantes para desenvolver seus projetos de ambientes corporativos com alta probabilidade de sucesso.

Nesse artigo, separamos algumas para nortear seu começo de trabalho nessa área desafiadora e estimulante dos projetos de arquitetura para empresas!

1 – Conhecer profundamente o seu cliente (por todos os ângulos)

Conhecer profundamente o cliente é o primeiro passo no projeto de arquitetura para empresas, é importante que toda a concepção do trabalho surja a partir das expectativas e necessidades dele.

Muitos clientes não têm ideias claras sobre as possibilidades e, com isso, a tendência é que o arquiteto lidere as definições. Entender a empresa e a sua dinâmica garante que essas decisões sejam aderentes ao que o cliente realmente precisa e espera.

Não é uma tarefa simples, os negócios são muito dinâmicos nos dias de hoje e mudanças de visão do negócio surgem com rapidez. Porém, alguns fatores são inerentes e vão balizar questões menores:

  • Número de setores e funcionários em cada um;
  • Tamanhos ideais de cada área;
  • Projeção de crescimento do negócio e/ou de áreas;
  • Forma de divisão dos ambientes;
  • Layout alinhado com o envolvimento de setores dentro de processos;
  • Estilo de decoração em consonância com a identidade visual da empresa.

Cada cliente terá outros fatores específicos e o profissional de arquitetura deve estar atento a todos para entregar um projeto que, por fim, entregue as soluções esperadas, mesmo que o cliente não tenha uma ideia clara sobre elas – isso será um mérito do arquiteto!

2 – Ter atenção especial com o cronograma do projeto

Parece óbvio falarmos de atenção com o cronograma do projeto corporativo de arquitetura, já que é um ponto crucial para o cliente do ponto de vista operacional e para o arquiteto em termos de receitas casadas com entregas.

Por outro lado, o gerenciamento de cronograma se faz cada vez mais importante na velocidade com que negócios mudam e permite administrar alguns fatores críticos do projeto.

  • Definir obstáculos que possam provocar atrasos e soluções de contingência;
  • Controlar os custos, definir riscos e tentar reduzi-los sem impactos na qualidade das entregas;
  • Criar metas e indicadores de desempenho para cada etapa;
  • Antever problemas e antecipar soluções que impeçam gastos adicionais, atrasos, retrabalhos e reprogramar as etapas seguintes.

Uma gestão de cronograma eficiente é a base de um resultado de projeto que contemple as expectativas do cliente, nos prazos necessários, com a menor discrepância financeira possível e que dê ao arquiteto os resultados profissional e financeiro esperados.

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3 – Conciliar beleza e ergonomia no mobiliário e na decoração

Quando falamos de decoração no projeto de arquitetura de escritório, surgem as ideias mais interessantes e o cliente começa a vislumbrar como será o ambiente. 

A beleza é um fator que pesará nas escolhas. Afinal, o mobiliário e os artigos de decoração vão representar os valores e a identidade visual da empresa

Porém, é preciso que as decisões sobre a decoração e o mobiliário levem em consideração a saúde laboral e o bem-estar dos funcionários.

A ergonomia é mais do que um requisito essencial para preservar a saúde dos colaboradores e fomentar um clima organizacional positivo; é uma obrigação prevista em lei, com requerimentos a serem cumpridos.

O pensamento ergonômico deve estar desde o princípio das definições dos tipos de móveis no projeto – cadeiras, mesas, altura e disposição de móveis de apoio, piso antiderrapante, sistema de iluminação, acessibilidade e outros.

O foco dado pelo profissional à ergonomia no projeto de arquitetura empresarial se reverterá positivamente para a sua imagem no cliente, pois é um assunto que muitas empresas ainda não dominam.

4 – Considerar os espaços privados e compartilhados

Uma das tarefas mais complexas em um projeto de escritório é definir a divisão dos espaços dentro de um ambiente corporativo

É preciso definir com acerto o que as áreas de negócio necessitam e também imaginar possíveis mudanças no futuro. Mas como compartimentar o escritório sem impedir mudanças rápidas e sem precisar de obras estruturais?

As divisórias de ambientes permitem criar todos os tipos de layout e redefinir sempre que houver a necessidade de redistribuir os espaços, pois a instalação e a remoção são simples e rápidas.

Com as divisórias da DIV DESIGN é possível projetar:

Os materiais e acabamentos são de alta qualidade, permitindo que elas combinem com todos os estilos de escritório e enriqueçam o projeto de arquitetura corporativo.

5 – Traga a sustentabilidade e o bem-estar para o seu projeto

Ser sustentável é uma meta que deve estar na pauta estratégica de todas as empresas nos dias de hoje, contribuindo para o consumo consciente de água, energia e do solo, coleta de lixo reciclável, produção sem poluição ambiental e outros objetivos.

Seu projeto de arquitetura empresarial pode conter um apelo pela sustentabilidade que trará mais qualidade de vida aos colaboradores e à sociedade e uma imagem de responsabilidade socioambiental da empresa.

Veja algumas das ações possíveis:

Outro aspecto importante é oferecer espaços de convivência para aumentar o bem-estar dos funcionários – espaços de relaxamento e descanso, área de jogos, cafeteria e outros.

São inovações que atraem o olhar do cliente para uma visão mais ampla do que um escritório pode oferecer e o quanto a empresa pode contribuir para um mundo melhor.

Um verdadeiro diferencial competitivo para seus projetos corporativos de arquitetura!

A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.

Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.

Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!

Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.

Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem

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