Divisórias de ambientes: 5 dicas antes de escolher uma

divisórias ambientes

Não podemos falar de otimização de espaços e de modernização de escritórios sem lembrarmos de um equipamento essencial: as divisórias de ambientes.

Elas atendem com eficiência e qualidade as mais variadas situações pelas quais as empresas passam ao longo do tempo:

  • Redistribuição de espaços entre departamentos;
  • Criação de novas áreas;
  • Modernização de ambientes.

Porém, as divisórias empresariais evoluíram muito ao longo dos anos, saindo dos poucos modelos e cores para peças fabricadas com materiais de alta qualidade, grande variedade de acabamentos e detalhes e cores que combinam com todos os ambientes.

Não é exagero dizer que as divisórias de escritório se tornaram parte importante dos projetos de arquitetura e decoração corporativa, tamanha a presença delas nos ambientes e as possibilidades de uso.

Além disso, são peças de montagem e instalação rápidas, sem causar transtornos e nem precisar de remoção dos funcionários. Tudo é limpo, prático e o melhor: podem ser reconfiguradas com a mesma rapidez e qualidade.

Nesse artigo, vamos falar do que devemos considerar antes de escolher a divisória de escritório e se beneficiar das muitas vantagens delas!

1 – Escolha das divisórias: identidade visual e estilo do escritório

Para muitas pessoas pode parecer uma questão menor, mas é um erro: a preocupação com o estilo do ambiente deve estar presente na hora de escolher as divisórias para escritório.

A decoração também tem um peso grande na construção da imagem de uma empresa perante os seus clientes, pois as decisões acertadas demonstram o cuidado com a marca e com a harmonia.

Por isso, as paredes divisórias devem harmonizar com a identidade visual da marca – as cores da logomarca são usadas em uniformes de funcionários, murais, paredes, banners e outros objetos do ambiente. 

Outro aspecto estético é o estilo do escritório, se é mais sóbrio ou mais informal. Isso pode não se refletir diretamente na logomarca, mas estará presente no mobiliário de escritório, quadros e objetos de decoração.

As divisórias de ambientes são fabricadas em cores variadas para atender todos os estilos de empresas!

2 – Escolha das divisórias: isolamento acústico

O conforto auditivo deve ser uma preocupação cada vez maior nas empresas em virtude dos níveis de ruído em ambientes de trabalho pequenos ou com muitos funcionários.

Outros fatores que pesam são:

  • As características físicas dos imóveis, como os de pé direito alto, porque permitem ecoar os sons com maior intensidade;
  • A proximidade de ruas movimentadas e indústrias;
  • Setores onde o barulho é naturalmente maior – centrais de atendimento, balcões de venda, centrais de impressão.

Os efeitos negativos de ambientes barulhentos são muitos – perda de concentração, queda de motivação e de produtividade – e podem causar doenças e o afastamento do colaborador.

Outro impacto é na imagem da empresa, quando os clientes são atendidos em ambientes com muito barulho – o que diminui a confiança deles na eficiência dos funcionários para prestar um bom atendimento.

Se a qualidade sonora do escritório é uma questão crítica, considere investir em divisórias com isolamento de som que são desenvolvidas com a capacidade de supressão de ruídos com materiais de qualidade e mantendo o design moderno.Dessa forma, você reduz o impacto dos ruídos em outros setores, preserva a concentração dos colaboradores e melhora o atendimento ao cliente, além de impedir que o problema cresça e cause impactos imprevisíveis na saúde dos funcionários.

escolher divisória isolamento acústico

3 – Escolha das divisórias: transparência e aproveitamento de luz

Outro aspecto que precisa ser cuidado por todas as empresas é o conforto visual – ambientes com sistemas de iluminação deficientes e que causam danos à visão dos funcionários.

Os efeitos negativos são continuados e se agravam com o tempo, chegando a doenças da visão que impactam na qualidade de vida e no desempenho profissional do funcionário. Adotar um sistema de iluminação adequado é fundamental para evitar estes riscos.

Outra alternativa é aproveitar a iluminação natural em horários em que a incidência é mais suave e reduzir o uso de luz artificial

O contato com a luz natural também tem efeito positivo sobre o humor das pessoas, reduzindo a sensação de confinamento e elevando o bem-estar.

Divisórias de vidro prolongam o aproveitamento da luz natural

Com as divisórias de vidro, é possível prolongar a luminosidade natural para dentro da empresa, ampliar o bem-estar para mais funcionários, eliminar a barreira visual das áreas e, com isso, melhorar a interação entre elas.

4 – Escolha das divisórias: privacidade

A confidencialidade de dados e conversas é uma questão crítica em todas as empresas, em especial com as informações de funcionários no setor de recursos humanos e os dados de clientes no setor financeiro.

Além disso, existem situações como os setores de projetos, que guardam dados sensíveis para concorrentes e as salas de reunião com clientes, que devem garantir a privacidade e também o isolamento da rotina da empresa.

Manter a privacidade e não permitir a visibilidade dos documentos a partir de outros setores são dois objetivos que podem ser alcançados usando divisórias modulares que são painéis de alta qualidade de acabamento e isolamento acústico.

Essas divisórias podem ser usadas nas mais variadas configurações – com portas cegas ou com vidro e espaços para passagem de fiações por dentro delas.

Dessa forma, as áreas com dados confidenciais poderão trabalhar com mais segurança e a empresa receberá seus clientes da forma reservada que eles esperam!

5 – Escolha das divisórias: otimização de espaços

Essa é a principal característica e funcionalidade das divisórias de ambientes: redimensionar áreas e otimizar espaços da forma mais simples, rápida e leve. 

As empresas precisam redistribuir seus ambientes corporativos sem que isso represente mudar de endereço ou fazer uma reforma para ampliar o escritório atual – e tampouco levantar paredes.

A forma mais eficiente de resolver problemas de espaço ou de fluxo dos funcionários e clientes através do escritório é usar as divisórias de ambientes com as mais diversas combinações entre os tipos de portas divisórias existentes:

  • Divisórias modulares;
  • Divisórias de alumínio;
  • Divisórias em vidro;
  • Divisórias com isolamento acústico.

Basta criar um projeto apontando todas as necessidades e a DIV DESIGN fará as recomendações de uso para cada situação!

A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.

Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.

Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!

Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.

Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Vamos realizar seu projeto agora?

Faça como muitas outras empresas que buscaram uma parceria longa e duradoura e seja mais uma história de sucesso.