Arquitetura corporativa: como as divisórias ajudam seu projeto?

divisórias na arquitetura corporativa div design

A arquitetura corporativa vem obtendo um destaque cada vez maior entre as empresas, pois elas estão percebendo os efeitos negativos de não ter um ambiente profissional.

E o conceito de espaço de trabalho profissional não se prende apenas a equipar o escritório com o mobiliário e os equipamentos mais confortáveis e eficientes para a produtividade dos funcionários.

Um ambiente de trabalho eficiente engloba outras necessidades que estão entre as paredes do escritório e também no mercado, impactando na forma como a empresa gerencia a sua marca.

A arquitetura para empresas também deve considerar a qualidade de vida dos colaboradores, a forma mais fácil e segura de realizar as tarefas, o clima entre os funcionários e a forma como eles, os clientes e parceiros veem a marca.

As divisórias de ambientes são equipamentos fundamentais para alcançar esses objetivos, além de proporcionar uma distribuição de espaços com eficiência, rapidez e simplicidade.

Vamos falar, nesse artigo, sobre a importância da arquitetura corporativa, seus desafios e como as divisórias participam ativamente dos projetos!

O que é a arquitetura corporativa?

Sem dúvida, projetar espaços profissionais é um trabalho complexo, vai mexer com expectativas, mas traz uma satisfação grande com o resultado alcançado: uma empresa melhor para trabalhar e atingir os seus objetivos.

Essa é a missão da arquitetura para ambientes corporativos: projetar espaços que representem a imagem e valores da empresa e, não menos importante, proporcionar conforto e praticidade a todos que nela trabalham.

O trabalho do arquiteto é baseado em recomendar soluções para 5 grandes premissas que norteiam o pensamento estratégico das empresas – todas ou algumas, de acordo com as características da empresa.

  1. Produtividade dos colaboradores;
  2. Sintonia na relação entre ambiente e processos;
  3. Conforto e segurança nas condições de trabalho;
  4. Clima organizacional;
  5. Imagem da empresa perante os funcionários e clientes.

Na arquitetura residencial, os desafios já são muitos, porém eles se multiplicam e intensificam quando o projeto precisa aliar imagem, lucro, qualidade de vida e motivação.

Quais os principais objetivos da arquitetura nas empresas?

1 – Otimização dos espaços corporativos

Esse sem dúvida é o principal objetivo quando o assunto é criar ou remodelar escritórios. Empresas crescem, contratam mais funcionários ou criam novos setores para ampliar as suas operações.

A arquitetura para escritórios deve entender em detalhes:

  • Distribuição dos setores em relação aos principais processos multiáreas;
  • Necessidade de móveis, reaproveitando os atuais e/ou adquirindo outros;
  • Setores que trabalham com informações confidenciais, que demandam isolamento de som, salas de reunião, espaço de atendimento e outros aspectos físicos;
  • Aproveitamento da iluminação natural e do sistema de climatização. 

É a etapa onde a criatividade do arquiteto é mais exigida, pois ele colocará na prancheta todo o seu conhecimento sobre as opções e as tendências do mercado de arquitetura – os clientes, especialmente as empresas, sempre esperam por isso!

2 – Conforto, segurança e qualidade de vida dos funcionários

Garantir as melhores condições de trabalho é uma meta que deve ser perseguida por todas as empresas nos dias de hoje – e vai mais além de bons salários e pacotes de benefícios. É preciso garantir que os funcionários trabalhem com segurança e conforto.

A ergonomia de móveis, equipamentos e instalações e a acessibilidade são pautas obrigatórias nas proposições de projetos de escritórios, o profissional pode explorar as opções possíveis para que o trabalho reflita a preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores.

Isso beneficia a imagem do arquiteto, na medida em que as pessoas sentem o cuidado no dia a dia, se motivam e produzem mais e com segurança.

objetivos da arquitetura nas empresas

3 – Espaços alinhados com a eficiência dos processos

Um dos maiores problemas em um escritório costuma ser a distribuição dos setores que não favorece a agilidade dos principais processos da empresa. As distâncias, repetidas diariamente, acabam impactando na performance e na motivação das pessoas.

O projeto de arquitetura empresarial deve analisar o impacto físico no ritmo dos processos e propor soluções que otimizem os tempos e, por consequência, impactem positivamente no ânimo das pessoas.

Outro ponto a ser buscado é a harmonia entre espaços compartilhados e reservados, de forma que funcionem sem impactos mútuos em suas rotinas. 

4 – Reforçar a imagem da marca da empresa

A imagem da marca é o maior ativo da empresa, pois move tudo que acontece em torno dos seus produtos e serviços. Porém, não só nas prateleiras a marca exerce uma influência importante.

As decisões tomadas sobre os itens anteriores têm impacto direto na motivação das equipes, que querem estar na melhor empresa para trabalhar. Clientes querem entrar na melhor empresa para fazer negócios.

Além delas, a decoração dos ambientes deve remeter à identidade visual e aos valores que a empresa cultiva

Cada nicho tem valores particulares, como a criatividade e inovação nas startups e a tradição e a humanização nos escritórios de advocacia. Outros são onipresentes, como a credibilidade. 

Conhecer esses valores ajuda a construir ambientes onde os funcionários se sentem confortáveis e os clientes reconhecem o valor do que a empresa oferece.

Como as divisórias beneficiam os projetos de arquitetura corporativa?

A organização dos espaços na empresa é um das mais importantes mudanças que pode estar em um projeto corporativo de arquitetura, pois ele interferirá em diversas dinâmicas, entre elas:

  • Fluência dos processos pela proximidade de áreas;
  • Adequação de espaços às necessidades de cada setor;
  • Circulação de funcionários, clientes e visitantes;
  • Privacidade em espaços de reunião e setores com informações sensíveis;
  • Aproveitamento de luz natural ou ampliação de área de iluminação artificial;
  • Isolamento acústico para setores que precisam de supressão de ruídos.

As divisórias de ambientes são versáteis, podem compor todo tipo de layout e serem movidas com facilidade e reinstaladas em caso de revisões ou mudanças futuras.

Além disso, as divisórias de escritório DIV DESIGN, possuem beleza, elegância, qualidade de material e acabamento para decorações de todos os estilos, ajudando a reforçar a imagem da empresa.

A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.

Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.

Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!

Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.

Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Vamos realizar seu projeto agora?

Faça como muitas outras empresas que buscaram uma parceria longa e duradoura e seja mais uma história de sucesso.