Escritório: os riscos de não ter um ambiente profissional!

escritório sem ambiente profisional div design

Diversos estudos mostram como um ambiente profissional corporativo bem planejado pode impactar positivamente na motivação dos funcionários, nos relacionamentos entre eles e de todos com a empresa.

Passamos no mínimo um terço dos dias no ambiente corporativo. É fundamental que as relações de trabalho sejam saudáveis e que as condições físicas sejam as melhores, pois em questões que parecem simples pode nascer a insatisfação e o pedido de demissão de um talento!

A forma como o colaborador consegue se concentrar, se comunicar ou passar horas sentado pode criar problemas emocionais, de produtividade e até mesmo as doenças do trabalho.

Um ambiente profissional requer inúmeros cuidados, dos móveis à iluminação, da separação de setores à forma como as pessoas se comunicam e principalmente com o alinhamento dos valores corporativos com as expectativas das pessoas na empresa.

Como podemos criar o que o mercado se acostumou a chamar de um lugar bom para trabalhar e fazer relacionamentos?

Nesse artigo, vamos falar de alguns riscos e como os gestores podem solucionar para promover um ambiente profissional de trabalho saudável e motivador!

Ausência de uma comunicação corporativa eficiente

Esse costuma ser um dos maiores riscos à produtividade dos funcionários: a falta de clareza na comunicação corporativa, dos níveis mais altos e dos gestores diretos e também de meios eficazes para ela.

As situações são várias e com efeitos negativos grandes.

  • Empresas cujos valores não são reconhecidos pelos colaboradores, o que faz com eles criem um ambiente profissional formal ou informal demais e ruídos na relação com clientes, transmitindo uma imagem errada da empresa;
  • Excesso de informação, tomando um tempo precioso e mais confundindo do que esclarecendo. 
  • Falta de objetividade ou de empatia, de acordo com a situação;
  • Ordens de gestores confusas, criando excesso de funcionários em um mesmo trabalho ou exigindo resultados das pessoas erradas.

Investir constantemente no aprimoramento da comunicação empresarial é fundamental para dar segurança e motivação aos colaboradores e evitar a perda de talentos.

Ambiente de trabalho sem concentração e privacidade

Uma das maiores preocupações das empresas nos dias de hoje é conciliar espaços nem sempre grandes o suficiente com as necessidades dos setores. 

O isolamento acústico é uma delas, onde áreas com muito barulho prejudicam as demais, causando a perda de concentração, produtividade e até problemas de relacionamentos entre as pessoas. 

Uma solução eficiente é a divisória com isolamento de som, como a fornecida pela DIV DESIGN, que são fabricadas com material de alta qualidade e beleza para compor com a decoração do ambiente e atuar em duas situações:

  • Promover o isolamento de som de áreas como balcão de vendas e centrais de impressoras, reduzindo o impacto delas nas demais;
  • Gerar a privacidade acústica em setores com informações confidenciais – recursos humanos, financeiro e outros.

Falando em privacidade, muitas vezes a empresa precisa criar setores que devem ter isolamento visual, como as salas de reunião com clientes ou de projetos.

As divisórias de ambientes são a alternativa para redesenhar o escritório sem levantar paredes e garantir que todos trabalhem com privacidade e conforto!

Espaço de trabalho com mobiliário inadequado

A ergonomia tornou-se um item obrigatório na agenda do dia das empresas. É preciso avaliar a funcionalidade de mesas, cadeiras e acessórios para cada funcionário, evitando que os movimentos repetidos e errados provoquem desconforto e estresse.

A falta de preocupação com a ergonomia é uma das maiores causas do absenteísmo nas empresas, com as doenças laborais que provocam o afastamento.

A dica aqui é investir em um mobiliário que ajude os funcionários a exercer as suas atividades com conforto e segurança, além de valorizar a imagem da empresa – o que também motiva quem trabalha nela.

Transforme a ergonomia em um valor corporativo!

cuidados com ambiente profissional div design

Ambiente de trabalho muito pequeno

Empresas estão nascendo todos os dias e os imóveis grandes são muito caros ou divididos para atender mais empresas. O resultado é que o pequeno escritório tornou-se realidade.

Por outro lado, passar muitas horas em espaços pequenos pode afetar a disposição dos funcionários. Uma forma simples de mudar a percepção de tamanho do escritório é usar as divisórias de vidro.

Com elas, você consegue o efeito de amplitude benéfico para saúde das pessoas e aproxima os setores pelo contato visual entre eles, melhorando o clima organizacional.

Outro benefício é usar as divisórias para ampliar o uso da iluminação natural e aumentar a satisfação dos colaboradores!

Espaço corporativo mal distribuído entre os setores

Um dos maiores desafios de todos os negócios – afinal, crescer é o objetivo em comum – é mudar o ambiente profissional de trabalho, criando espaços confortáveis e produtivos para novas necessidades da empresa.

Como mudar o escritório de forma rápida, limpa e sem deslocar pessoas e móveis o tempo todo, como acontece na hora de levantar paredes de alvenaria?

A solução é a divisória de escritório, um equipamento especialmente desenhado para alterar o layout de um escritório e:

  • Criar novos setores;
  • Alterar as características de algumas áreas;
  • Otimizar o fluxo das pessoas.

Sua empresa pode crescer, precisar de mais espaço e fazer novas mudanças sem transtornos – basta redefinir o escritório, alterar a configuração das paredes divisórias atuais e complementar com novas, se for preciso.

Cultura empresarial baseada em excesso na velocidade

Vivemos em uma sociedade hiperconectada, a velocidade dos negócios é cada vez maior e nunca o lema tempo é dinheiro fez tanto sentido. Mas isso pode ter um preço alto no escritório.

A pressão por responder e-mails e resolver problemas cada vez mais rápido pode desmotivar e levar à perda de produtividade e níveis de estresse prejudiciais à saúde. 

É essencial que as empresas criem mecanismos de cuidado com a saúde mental dos colaboradores, entre elas:

  • Campanhas sobre o uso consciente e saudável da tecnologia;
  • Limites sobre horários de trabalho dentro e fora do escritório;
  • Promoção da qualidade de vida – convênio com academias, por exemplo.

Os espaços de convivência para pequenas pausas durante o trabalho têm se tornado um grande aliado das corporações para reduzir o estresse e a ansiedade e ajudar o funcionário a recarregar as energias e voltar à mesa com mais disposição!

A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.

Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.

Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!

Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.

Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem

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