Diversos estudos mostram como um ambiente profissional corporativo bem planejado pode impactar positivamente na motivação dos funcionários, nos relacionamentos entre eles e de todos com a empresa.
Passamos no mínimo um terço dos dias no ambiente corporativo. É fundamental que as relações de trabalho sejam saudáveis e que as condições físicas sejam as melhores, pois em questões que parecem simples pode nascer a insatisfação e o pedido de demissão de um talento!
A forma como o colaborador consegue se concentrar, se comunicar ou passar horas sentado pode criar problemas emocionais, de produtividade e até mesmo as doenças do trabalho.
Um ambiente profissional requer inúmeros cuidados, dos móveis à iluminação, da separação de setores à forma como as pessoas se comunicam e principalmente com o alinhamento dos valores corporativos com as expectativas das pessoas na empresa.
Como podemos criar o que o mercado se acostumou a chamar de um lugar bom para trabalhar e fazer relacionamentos?
Nesse artigo, vamos falar de alguns riscos e como os gestores podem solucionar para promover um ambiente profissional de trabalho saudável e motivador!
Ausência de uma comunicação corporativa eficiente
Esse costuma ser um dos maiores riscos à produtividade dos funcionários: a falta de clareza na comunicação corporativa, dos níveis mais altos e dos gestores diretos e também de meios eficazes para ela.
As situações são várias e com efeitos negativos grandes.
- Empresas cujos valores não são reconhecidos pelos colaboradores, o que faz com eles criem um ambiente profissional formal ou informal demais e ruídos na relação com clientes, transmitindo uma imagem errada da empresa;
- Excesso de informação, tomando um tempo precioso e mais confundindo do que esclarecendo.
- Falta de objetividade ou de empatia, de acordo com a situação;
- Ordens de gestores confusas, criando excesso de funcionários em um mesmo trabalho ou exigindo resultados das pessoas erradas.
Investir constantemente no aprimoramento da comunicação empresarial é fundamental para dar segurança e motivação aos colaboradores e evitar a perda de talentos.
Ambiente de trabalho sem concentração e privacidade
Uma das maiores preocupações das empresas nos dias de hoje é conciliar espaços nem sempre grandes o suficiente com as necessidades dos setores.
O isolamento acústico é uma delas, onde áreas com muito barulho prejudicam as demais, causando a perda de concentração, produtividade e até problemas de relacionamentos entre as pessoas.
Uma solução eficiente é a divisória com isolamento de som, como a fornecida pela DIV DESIGN, que são fabricadas com material de alta qualidade e beleza para compor com a decoração do ambiente e atuar em duas situações:
- Promover o isolamento de som de áreas como balcão de vendas e centrais de impressoras, reduzindo o impacto delas nas demais;
- Gerar a privacidade acústica em setores com informações confidenciais – recursos humanos, financeiro e outros.
Falando em privacidade, muitas vezes a empresa precisa criar setores que devem ter isolamento visual, como as salas de reunião com clientes ou de projetos.
As divisórias de ambientes são a alternativa para redesenhar o escritório sem levantar paredes e garantir que todos trabalhem com privacidade e conforto!
Espaço de trabalho com mobiliário inadequado
A ergonomia tornou-se um item obrigatório na agenda do dia das empresas. É preciso avaliar a funcionalidade de mesas, cadeiras e acessórios para cada funcionário, evitando que os movimentos repetidos e errados provoquem desconforto e estresse.
A falta de preocupação com a ergonomia é uma das maiores causas do absenteísmo nas empresas, com as doenças laborais que provocam o afastamento.
A dica aqui é investir em um mobiliário que ajude os funcionários a exercer as suas atividades com conforto e segurança, além de valorizar a imagem da empresa – o que também motiva quem trabalha nela.
Transforme a ergonomia em um valor corporativo!

Ambiente de trabalho muito pequeno
Empresas estão nascendo todos os dias e os imóveis grandes são muito caros ou divididos para atender mais empresas. O resultado é que o pequeno escritório tornou-se realidade.
Por outro lado, passar muitas horas em espaços pequenos pode afetar a disposição dos funcionários. Uma forma simples de mudar a percepção de tamanho do escritório é usar as divisórias de vidro.
Com elas, você consegue o efeito de amplitude benéfico para saúde das pessoas e aproxima os setores pelo contato visual entre eles, melhorando o clima organizacional.
Outro benefício é usar as divisórias para ampliar o uso da iluminação natural e aumentar a satisfação dos colaboradores!
Espaço corporativo mal distribuído entre os setores
Um dos maiores desafios de todos os negócios – afinal, crescer é o objetivo em comum – é mudar o ambiente profissional de trabalho, criando espaços confortáveis e produtivos para novas necessidades da empresa.
Como mudar o escritório de forma rápida, limpa e sem deslocar pessoas e móveis o tempo todo, como acontece na hora de levantar paredes de alvenaria?
A solução é a divisória de escritório, um equipamento especialmente desenhado para alterar o layout de um escritório e:
- Criar novos setores;
- Alterar as características de algumas áreas;
- Otimizar o fluxo das pessoas.
Sua empresa pode crescer, precisar de mais espaço e fazer novas mudanças sem transtornos – basta redefinir o escritório, alterar a configuração das paredes divisórias atuais e complementar com novas, se for preciso.
Cultura empresarial baseada em excesso na velocidade
Vivemos em uma sociedade hiperconectada, a velocidade dos negócios é cada vez maior e nunca o lema tempo é dinheiro fez tanto sentido. Mas isso pode ter um preço alto no escritório.
A pressão por responder e-mails e resolver problemas cada vez mais rápido pode desmotivar e levar à perda de produtividade e níveis de estresse prejudiciais à saúde.
É essencial que as empresas criem mecanismos de cuidado com a saúde mental dos colaboradores, entre elas:
- Campanhas sobre o uso consciente e saudável da tecnologia;
- Limites sobre horários de trabalho dentro e fora do escritório;
- Promoção da qualidade de vida – convênio com academias, por exemplo.
Os espaços de convivência para pequenas pausas durante o trabalho têm se tornado um grande aliado das corporações para reduzir o estresse e a ansiedade e ajudar o funcionário a recarregar as energias e voltar à mesa com mais disposição!
A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.
Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.
Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!
Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.
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