Como um ambiente planejado torna as equipes mais produtivas!

ambiente planejado produtividade equipes trabalho

Todos nós já ouvimos falar da influência dos ambientes no estado de espírito e na produtividade das pessoas. Sem dúvidas, um ambiente planejado corretamente provoca boas sensações para ajudar até mesmo a ganhar espaços através da organização e do planejamento.

Muitas pessoas costumam dizer que o escritório é a segunda casa e não há exagero nisso; passam muitas horas por dia no ambiente de trabalho e se relacionam com outras pessoas até com mais frequência do que os próprios filhos!

Com uma convivência tão intensa entre os funcionários em espaços impessoais e onde podem mudar pouca coisa – ou nada, muitas vezes – é fundamental que as empresas invistam em condições de conforto e bem-estar.

O resultado dos espaços profissionais planejados para atender as necessidades do negócio e dos colaboradores é um nível maior de satisfação que leva à motivação e ao aumento da produtividade.

Afinal, quem não trabalha melhor em um lugar onde se sente bem?

Criar um ambiente produtivo e entusiasta pode ser mais simples do que imaginamos, mas requer pontos de atenção importantes. Vamos falar deles neste artigo!

4 benefícios de um ambiente de trabalho planejado

Como podemos perceber no dia a dia de um espaço corporativo planejado e saudável, os benefícios para colaboradores, clientes e empresas são significativos e justificam os investimentos – vamos falar de alguns deles mais adiante.

1 – O ambiente de trabalho planejado incentiva a produtividade

Espaços corporativos bem dimensionados e distribuídos, mobiliário ergonômico, áreas de circulação eficazes, níveis adequados de ruído, uma ótima iluminação e a aproximação de setores que têm processos em comum tornam o ambiente de trabalho motivador para os colaboradores.

2 – O ambiente de trabalho planejado promove a imagem da empresa

Pelos corredores e setores das empresas também circulam clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Um ambiente organizado e pensado no conforto transmite a todos uma imagem positiva da marca para quem percebe o bom clima através da qualidade do atendimento.

3 – O ambiente de trabalho planejado traz conforto e segurança

O ambiente de trabalho que nos rodeia influencia diretamente o humor e as reações em momentos de tensão. Portanto, estar em um espaço saudável fisicamente traz conforto emocional para enfrentar os inúmeros desafios diários e trabalhar com mais confiança.

Os efeitos positivos se estendem às relações; conforto e segurança levam a um convívio mais saudável entre os funcionários, com mais leveza e colaboração.

4 – O ambiente de trabalho planejado atrai e retém talentos

Lembra dos rankings melhores empresas para trabalhar? O ambiente de trabalho, com condições estruturais que motivam e qualificam as relações, faz as pessoas desejarem trabalhar na empresa – e quem está nela, pensa muitas vezes antes de aceitar uma proposta!

Como podemos criar um ambiente de trabalho planejado e saudável

Os caminhos para construir um espaço corporativo funcional e motivador são muitos e cada empresa sempre encontrará alternativas específicas, de acordo com o perfil de negócio e dos funcionários. Vamos falar de algumas medidas de grande eficácia.

Ergonomia é a chave da saúde no trabalho

A ergonomia, há bastante tempo, deixou de ser um modismo e deve ser pauta obrigatória nas empresas para dar condições de trabalho seguras e saudáveis. Além do aspecto humano, os ambientes ergonômicos reduzem o absenteísmo e as doenças ocupacionais.

As divisórias para armários da DIV DESIGN cumprem um papel fundamental para planejar a guarda de documentos e materiais em espaços adequados e evitar locais de difícil acesso ou que exijam esforços físicos de risco.

Uma boa iluminação motiva os funcionários

A iluminação dos ambientes corporativos é um dos fatores que mais impacta na produtividade dos funcionários, pois a luminosidade deficiente ou mal distribuída prejudica diretamente os trabalhos, exigindo esforço e trazendo desconforto e cansaço visual.

A boa notícia é que os projetos corporativos mais modernos privilegiam o uso da luz externa para criar espaços mais leves e saudáveis e também ajudar a economizar energia.

Uma grande aliada da iluminação natural nas empresas é a divisória de vidro. Ela confere elegância e modernidade aos ambientes e permite o aproveitamento da luz externa. 

Conheça a Linha Light de divisórias com vidro da DIV DESIGN.

div design linha light

A otimização dos espaços aumenta a produtividade 

Independentemente do tamanho e do formato do imóvel da sua empresa, uma coisa é certa: em alguns momentos, ele precisará de mudanças para atender diversas necessidades, tais como:

  • Criar novos espaços;
  • Aumentar setores para acolher novos funcionários;
  • Redistribuir espaços ociosos para setores onde há falta;
  • Melhorar o fluxo de circulação.

Espaços bem dimensionados preservam as necessidades de cada área para executarem as suas tarefas com conforto, o que vai impactar diretamente na produtividade.

Mas como fazer as mudanças necessárias sem obras com seus custos altos, prazos longos e transtornos que prejudicam o ritmo de trabalho dos funcionários?

A melhor solução é usar as divisórias de ambientes, dentre as diversas linhas que a DIV DESIGN oferece. São equipamentos leves, de entrega rápida e instalação simples e que não causa sujeira.

Em poucos dias, você terá o seu ambiente corporativo redesenhado para atender seus funcionários com mais comodidade a um custo muito menor que as obras de alvenaria!

Invista em ambientes especiais 

Nada pode ser mais desconfortável do que se reunir com um cliente ou um funcionário em um ambiente sem privacidade. Ou trabalhar ao lado da área de vendas telefônicas sem isolamento de som.

A falta de ambientes especiais é um fator de estresse e afeta o ritmo de trabalho, pois obriga o funcionário a cuidar de situações que não estão sob seu controle.

As mais comuns são os setores com alto nível de ruído e sem isolamento acústico ou áreas com informações confidenciais sem privacidade, que podem trazer prejuízos para a empresa e criar situações de conflito entre os funcionários.

A DIV DESIGN oferece divisórias com isolamento acústico e divisórias de madeira para isolamento visual de áreas críticas. 

Você poderá melhorar a administração de informações e processos confidenciais e sensíveis e também criar um clima mais seguro para os seus colaboradores.

Crie um espaço de lazer e descanso

Quantas vezes precisamos de alguns minutos de relaxamento depois de um trabalho estressante ou aproveitar os minutos finais de almoço lendo um livro ou relaxando com música?

Os espaços de lazer e descanso na empresa – sala de relaxamento, espaço de café – são um benefício que contribui para a motivação dos funcionários ao se sentirem cuidados pela empresa.

Você pode montar um espaço com iluminação externa e as divisórias de vidro da DIV DESIGN e dar aos seus colaboradores um ambiente agradável para renovar as suas energias!

A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.

Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.

Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!

Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.

Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Vamos realizar seu projeto agora?

Faça como muitas outras empresas que buscaram uma parceria longa e duradoura e seja mais uma história de sucesso.