Um ambiente empresarial bem planejado pode impactar na produtividade dos funcionários e o mobiliário tem um papel central neste planejamento. É importante saber como montar seu escritório para preservar a saúde e a motivação das equipes.
Durante muito tempo, as empresas não davam a ênfase necessária para a funcionalidade e a qualidade dos móveis de escritório, porém os tempos são outros – e melhores.
A ergonomia tornou-se palavra de ordem nas organizações, pois ela auxilia na construção de um escritório funcional e confortável, além de evitar problemas legais, relacionados à saúde laboral.
Os escritórios devem traduzir os valores e o estilo de gestão da empresa, que os clientes devem identificar sem hesitação!
Além disso, o mobiliário deve ser distribuído de forma eficiente e os espaços devem respeitar as necessidades de confidencialidade, isolamento visual e sonoro. As divisórias de ambientes são fundamentais nestes objetivos.
Mas você sabe quais os móveis não podem faltar na sua empresa? O que devemos considerar para montar o escritório ideal?
Nesse artigo, selecionamos 5 móveis essenciais para seu ambiente corporativo!
Quais os critérios que devemos usar na escolha de móveis de escritório?
A escolha do mobiliário de escritório é uma decisão que envolve um grande investimento e que a empresa certamente quer fazer apenas uma vez e que dure por muitos anos, sem revisões e erros que possam custar mais do que o orçado.
Por esse motivo, é preciso considerar algumas preocupações na hora de escolher os móveis, as quantidades e a distribuição espacial.
Coloque a ergonomia em primeiro lugar
A ergonomia tem um papel central no projeto de móveis, pois é preciso estar atento à saúde laboral dos funcionários no escritório.
É hora de definir as dimensões dos móveis, a distribuição nos espaços, altura de alcance e limites de peso em armários e gavetas, além de outros aspectos para promover o conforto e evitar que os funcionários sejam obrigados a fazer movimentos e esforços que tragam riscos à saúde.
Na ergonomia, além do mobiliário, a iluminação, o isolamento acústico e o isolamento visual também são preocupações e exigem a escolha das divisórias de escritório correta.
Escolha um mobiliário alinhado com o estilo do negócio e a identidade da marca
É fundamental transmitir a identidade visual da marca – cores, padrões gráficos, materiais promocionais expostos – através do mobiliário escolhido.
Por exemplo, empresas com estilo informal de negócio, como as de tecnologia, devem usar móveis mais leves e com cores que se alinham com a marca, para que os clientes reconheçam os valores da organização e os funcionários respirem esses valores.
Planeje detalhadamente as necessidades de mobiliário da empresa
Essa etapa é crucial para o sucesso financeiro da montagem do escritório – definir as demandas de cada setor, tipos de móveis necessários e quantidades.
Empresas de contabilidade e advocacia, por exemplo, necessitam mais de armários que as agências de arquitetura, que por sua vez demandam mesas maiores e pranchetas para projetos.
Seu orçamento agradecerá cada acerto nesta etapa!
5 móveis que não podem faltar na montagem do escritório
Evidentemente, diversas empresas têm necessidades de mobiliário específicas, mas aqui vamos tratar dos móveis que são usados em praticamente todos os ambientes corporativos e que devem merecer uma atenção especial nas escolhas.
1 – Mesas de trabalho
Muitas empresas negligenciam o bem-estar e a praticidade em prol de design e beleza e isso pode causar impactos negativos na produtividade. Dar atenção à praticidade e ao conforto nas escolhas das mesas de escritório é fundamental para reduzir esforços e prevenir acidentes.
Por exemplo, as mesas com gaveteiros são excelentes mas em escritórios pequenos, elas podem atrapalhar mais do que ajudar. Soluções como os armários, prateleiras e divisórias para armários criam espaços de guarda e liberam conforto nas mesas.
Importante estar atento ao tamanho da mesa, a altura e a dimensão do vão livre para o corpo e as pernas.
2 – Cadeiras de trabalho
A cadeira de trabalho é o item mais crítico no planejamento de escritório. É onde os funcionários estarão mais expostos fisicamente aos efeitos de movimentos, esforços, da tensão dos trabalhos e da postura incorreta.
A ergonomia deve dominar a escolha das cadeiras de escritório, para evitar problemas de saúde, entre eles as LER (lesões por esforço repetitivo) que, segundo dados de 2018, geraram o afastamento do trabalho de 22 mil profissionais. Redobre a preocupação com cadeiras profissionais que possuam rodinhas, regulagens – de altura, inclinação, encosto e braços – e apoio para os antebraços.
3 – Armários de documentos e gaveteiros
Esses são móveis de trabalho extremamente úteis no dia a dia das empresas. Apesar disso, devem ser dimensionados com atenção no projeto.
É normal investir em muitos gaveteiros e armários de escritório para garantir espaço interior de sobra, mas acontece o efeito oposto: peças ocupando espaço externo demais e com pouco uso interno.
- Avalie a real necessidade – principalmente legal – de manter arquivos físicos;
- A digitalização de documentos pode reduzir gastos com móveis;
- Use gaveteiros apenas para documentos de curto prazo e alta rotatividade;
- Concentre grandes quantidades de materiais de papelaria em armários.
Uma locomoção dos funcionários eficiente e o movimento confortável deles nas suas mesas dependem das boas escolhas destes móveis!
4 – Mesas de reunião
Esse é um item desafiador nos projetos de escritório. Afinal, a grande maioria das empresas costuma ter apenas uma sala de reunião e precisa acertar nas escolhas.
Evite móveis sóbrios se a empresa é informal (ou o oposto) para não transmitir uma identidade visual errada aos visitantes.
O formato da mesa de reunião também é importante, ele deve ser adequado à sala de forma que haja espaço para os movimentos das cadeiras e conforto quando estiver com a lotação máxima.
Aproveite e avalie o isolamento acústico do espaço e a incidência de luminosidade natural. As divisórias de vidro ajudam a economizar energia e dão um ar moderno e mais leve para ambientes comumente formais.
5 – Divisórias de ambientes
As divisórias de escritório são móveis cada vez mais essenciais na formação e distribuição de espaços corporativos, pela total compatibilidade delas com os tipos de layout possíveis.
Além de criar ambientes na configuração desejada, com rapidez e sem transtornos ou sujeira – comuns nas obras de alvenaria – as paredes divisórias possuem a flexibilidade necessária para atender às novas necessidades da empresa.
Com o projeto de escritório em mãos, basta definir a demanda a partir das opções de divisórias disponíveis:
- As quantidades por espaço corporativo e dentro de cada setor;
- Os materiais, cores e detalhes;
- Os requerimentos adicionais – isolamento de som, captar a luz indireta em espaços mais reservados;
- Se há previsão de espaços temporários, usando as divisórias retráteis.
Com divisórias de escritórios bem dimensionadas, haverá um fluxo eficiente dos funcionários pelos espaços, ajudando no andamento dos trabalhos e no aumento da produtividade, além de um ótimo resultado estético.
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